English

Gurdjieff
International Review

Bem vindo à Gurdjieff International Review—fonte de ensaios informativos e comentários sobre a história, escritos e ensinamentos George Ivanovitch Gurdjieff.

O Sr. Gurdjieff foi um homem extraordinário, um mestre no mais puro sentido. Seus ensinamentos dirigem-se a nossas perguntas mais essenciais: Quem sou eu ? Por que estou aqui ? Qual o propósito da vida, e da vida humana em particular ? Quando jovem, Gurdjieff incansavelmente investigou essas questões e convenceu-se de que as respostas práticas encontravam-se nas antigas tradições. Após muitos anos de busca e de prática, ele descobriu respostas e então dedicou-se a colocar o material prático que aprendera numa forma inteligível ao mundo Ocidental. Gurdjieff afirmava que, devido às condições anormais da vida moderna, nós não funcionamos mais de forma harmoniosa. Ele ensinou que para nos tornarmos harmoniosos, devemos desenvolver novas faculdades—ou concretizar potencialidades latentes—através de um “trabalho sobre si”. Ele apresentou seus ensinamentos e idéias em três formas: escritos, música e movimentos, que correspondem ao nosso intelecto, emoções e corpo físico.

Excertos das Palestras e Escritos de
de G. I. Gurdjieff

Esta seleção de excertos sobre filosofia, religião, ciência e psicologia foi extraída de trechos-chave dos escritos de Gurdjieff e de anotações a suas palestras.

Gurdjieff, G. I.
por Michel de Salzmann

Dr. de Salzmann fornece uma sinopse elucidativa e meticulosa da vida de Gurdjieff, livros e sua influência como “um incomparável ‘despertador’ de homens” e mestre espiritual que “deixou atrás de si uma escola que incorpora uma metodologia específica para o desenvolvimento da consciência (...) O Ensinamento de Gurdjieff tornou-se (...) um dos mais penetrantes ensinamentos dos tempos modernos.”

Uma Introdução aos Escritos de G. I. Gurdjieff
por J. Walter Driscoll

Esta sinopse foi extraída de Gurdjieff: a Reading Guide (Gurdjieff: Um Guia de Leitura), do autor. Ela esboça de forma sucinta o conteúdo e um histórico da publicação dos escritos de Gurdjieff e as notas que foram publicadas sobre suas palestras.

De Tudo e de Todas as Coisas
por G. I. Gurdjieff

Nestas duas primeiras páginas de De Tudo e de Todas as Coisas de Gurdjieff, o autor descreve sucintamente o escopo e o propósito de seus escritos que foram “todos escritos de acordo com princípios totalmente novos de raciocínio lógico.”

G. I. Gurdjieff

“Existem de fato mentes inquiridoras, que anseiam pela unidade do coração, que a buscam, empenham-se para resolver os problemas colocados pela vida, tentam penetrar na essência das coisas e dos fenômenos e adentrar em si mesmos. Se um homem raciocina e pensa de forma mais consistente, independentemente do caminho que ele siga na solução desses problemas, ele deve inevitavelmente regressar a si mesmo, e começar com a solução do problema do que ele mesmo é e qual o seu lugar no mundo à sua volta.”

G. I. Gurdjieff


Tradução para o Português: por Sociedade para o Estudo e Pesquisa do Homem–Instituto Gurdjieff, Rio de Janeiro, Brasil. Em 13 de Novembro de 2001.

Copyright © 2002
Gurdjieff Electronic Publishing