Gurdjieff International Review

DE TUDO E DE TODAS AS COISAS

Dez Livros em Três Séries

por G. I. Gurdjieff


PRIMEIRA SÉRIE: Três livros sob o título de “Uma Crítica Objetivamente Imparcial da Vida do Homem,” ou, “Relatos de Belzebu a Seu Neto.”

SEGUNDA SÉRIE: Três livros sob o título comum de “Encontros com Homens Notáveis.”

TERCEIRA SÉRIE: Quatro livros sob o título comum de “A Vida Só É Real Quando ‘Eu Sou’”

Todos escritos de acordo com princípios totalmente novos de raciocínio lógico dirigidos especificamente à solução dos três problemas centrais a seguir:

PRIMEIRA SÉRIE: Destruir, impiedosamente, sem qualquer compromisso de qualquer ordem, na mente e no sentimento do leitor, as crenças e visões, enraizadas por séculos nele, sobre todas as coisas existentes no mundo.

SEGUNDA SÉRIE: Familiarizar o leitor com o material necessário para uma nova criação e provar sua solidez e boa qualidade.

TERCEIRA SÉRIE: Ajudar o despertar, na mente e no sentimento do leitor, de uma verdadeira e não fantástica representação, não do mundo ilusório que ele agora percebe, mas sim, do mundo que na realidade existe.

Conselho Amigável

[Improvisação escrita pelo autor na entrega deste livro, já preparado para publicação, para impressão.]

DE ACORDO COM numerosas deduções e conclusões feitas por mim durante as elucidações experimentais relacionadas à produtividade da percepção por pessoas contemporâneas de novas impressões do que é ouvido e lido, e também de acordo com o pensamento de um dos ditados da sabedoria popular, que agora me lembro, trazido aos nossos dias de tempos muito antigos, que diz: “Qualquer oração pode ser ouvida pela Forças Superiores e uma correspondente resposta obtida somente se ela é proferida três vezes:

Primeira—pelo bem-estar ou a paz das almas de nossos pais.
Segunda— pelo bem-estar de nosso próximo.
E somente na terceira vez—para si mesmo.”

Considero necessário que na primeira página deste livro, pronto para publicação, dar o seguinte conselho: “Leia cada um de meus escritos três vezes:

Primeira—ao menos como você já se automatizou a ler todos seus livros e jornais contemporâneos.
Segunda—como se estivesse lendo em voz alta para outra pessoa.
E só na terceira—experimente e examine a fundo a substância de meus escritos.”

Só então você será capaz de contar com a formação de seu próprio julgamento imparcial, apropriado somente a você, sobre meus escritos. E somente então pode a minha esperança ser realizada, que, de acordo com sua compreensão, você obterá o benefício específico que antecipo para você e que eu lhe desejo com todo o meu ser.

~ • ~
Tradução para o Português: por Sociedade para o Estudo e Pesquisa do Homem–Instituto Gurdjieff, Rio de Janeiro, Brasil. Em 13 de Novembro de 2001.
English Copyright © 1950 G. I. Gurdjieff
This webpage © 2002 Gurdjieff Electronic Publishing
Revision: October 11, 2002